Veneno de cobra melhor que morfina?
Sabe-se que os venenos provindo das cobras são tão letais quanto os das aranhas e outros insetos. Hoje em dia já é utilizado bastante venenos não só de aranhas como de cobras para a fabricação de remédios e antídotos.
Foi descoberto estes dias que a Mamba-Negra, uma cobra da áfrica e considerada uma das cobras que possui o veneno mais letal, possui em seu veneno um componente nomeado mambalgina que haje de forma similar aos analgésicos. Em cima deste veneno está sendo desenvolvido um analgésico tão poderoso quanto morfina, dizem que poderá ser até mesmo mais forte e não demonstra os efeitos colaterais associados ao opioide.
Os primeiros testes foram realizados em camundongos e foram registrados que o componente tirou as dores do animal, fazendo com que a eficácia da substância fosse avaliada em mais testes de laboratórios e não apresentou sequer uma disfunção motora, apatia, convulsam nem mesmo desconforto respiratório e ainda não levou as cobaias à algum nível de resistência contra o "analgésico".
Seria a "mambalgina" o novo analgésico que poderá salvar vidas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário